sexta-feira, 5 de agosto de 2016

5 itens que todos deveriam saber sobre a Depressão


A Depressão é uma doença silenciosa que de repente se instala e é  início de uma luta solitária. O individuo doente se vê lidando com algo até então desconhecido e com os resto do mundo que dificilmente tem conhecimento suficiente para compreende-los e ajuda-los da maneira que estes necessitam.
Existem alguns detalhes que se todos soubessem seria menos complicado lidar com a doença.

1 - O depressivo esta lutando a todo instante contra a doença

Algo muito comum de se ouvir quando se esta com depressão é " você tem que lutar contra isso", você não pode se abandonar assim".
Saiba que o depressivo só esta vivo e em sua frente porque ele tem lutado muito contra isso e dia após dia tem sofrido e mesmo quase consumido ele não se abandonou. A luta é silenciosa e constante e você falar que ele se abandonou é o mesmo que dizer que todos os esforços tem sido em vão. Substitua essas frases por outras como "eu acredito que vamos passar por isso", "eu sei o quanto você é forte e corajoso", estou ao seu lado".

2 - A depressão mata

A maior parte das pessoas acredita que a depressão não é tão grave, mas ela mata e tem feito ao longo do tempo um grande número de vitimas. Coloque-se ao lado e tente ajudar, apoiar pois isso pode definir a vida ou a morte de alguém importante para você.

3 - Depressão não é preguiça

Uma das características da doença é a perda de interesse por atividades que antes eram realizadas com entusiamo. É possível permanecer dias sem sair de casa e sem qualquer interação com amigos, parentes e até mesmo desaparecer do trabalho. O depressivo tem períodos de total isolamento e em meu caso foi de enorme importância a intervenção de amigos. Permaneci 3 dias sem sair de casa, sem qualquer contato com outras pessoas, sem comer, beber e até mesmo tomar banho. No terceiro dia um amigo preocupado bateu em minha porta e me ajudou a sair dessa situação me obrigando a tomar banho e dar uma volta. Saiba que a doença retira o interesse em interagir e realizar tarefas comuns como varrer a casa, escovar os dentes. Não é preguiça e sim um sintoma da doença.

4 - Os anti-depressivos não são pilulas magicas

Após uma consulta com meu psiquiatra sai de la com uma receita de antidepressivos e acreditei que logo após o primeiro comprimido as coisas melhorariam. Mas não. Os anti-depressivos não funcionam da mesma forma para todos os deprimidos e as primeiras semanas são horríveis. O remédio causa muito sono, suor excessivo, sensação de estar em um sonho e boca seca. Esses efeitos variam de pessoa para pessoa. Em meu caso o sono excessivo foi a pior parte. As primeiras semanas são as mais difíceis. Saiba que mesmo em tratamento a doença permanece la. Compreenda que os efeitos colaterais causam enorme incomodo, mas é uma etapa importante do tratamento. Compreenda os efeitos e saiba que o individuo doente esta lutando e quer melhorar.

5 - Terapia não é perda de tempo

Para algumas pessoas a terapia funciona melhor que o remédio. Isso depende do nível em que a doença se encontra. A associação entre terapia e remédio é bem vinda. Em alguns casos somente a terapia funciona causa bons resultados. Se você acha que consultas com psicologx é perda de tempo, invista na busca de informações sobre o assunto ao invés de desencorajar quem já esta em uma situação muito difícil.
Saiba que a desinformação é uma grande aliada da depressão pois retarda o diagnóstico da doença e trata como banal algo sério e que causa enorme transtorno a vida das pessoas.


Agora que você já sabe de tudo isso pense que pode ter alguém ao seu lado, do seu convívio que esta neste momento precisando de sua ajuda. Não ignore o pedido silencioso de socorro. Esteja atento aos sinais. Apoio da família e amigos são importantes.

                                                                         Créditos na imagem


Neuza Miranda





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.