sábado, 22 de outubro de 2016

Depressão x Auto-estima



Antes da depressão eu era uma pessoa ativa. Ia na academia todos os dias, tinha uma vida social bem agitada, gostava de cuidar das unhas, cabelo, corpo e me sentia muito bem com minha aparência. Logo que me vi com depressão o primeiro setor de minha vida a ser afetado foi minha auto estima. Deixei a academia e em poucos meses engordei 20 kg. Em muitos casos a pessoa com depressão emagrece, isso depende de cada um. Eu comia muito e sem parar, fato que nunca foi normal para mim. Com o aumento de peso a auto estima caiu mais ainda. Meus cabelos eram loiros a muitos anos e pintei de preto, não cuidava mais das unhas e nem me preocupava com as roupas. Isso resultou em uma pessoa muito insegura.
A depressão tenta inutilizar e incapacitar a pessoa ao nível dela acreditar que não é capaz de fazer o que antes fazia parte da rotina. Ao invés de se cuidar e ir ao encontro das pessoas queridas, a única vontade é estar sozinho, no quarto, no escuro. Só que essa vontade nunca passa e cada vez mais a pessoa se afasta do mundo e de tudo que antes fazia parte de sua vida. Isso envolve termino de relacionamentos, perda de emprego e perda de tantas oportunidades. O quadro piora quando não há ninguém ao lado que perceba o que esta acontecendo e o ajude. 
Acredito que aos primeiros sintomas deve-se buscar ajuda. Terapia com psicologx ajuda muito a identificar e tratar o problema e se necessário elx vai te encaminhar ao psiquiatra. Eu sei que de cara da medo essa coisa de psiquiatra, o primeiro pensamento que pode ocorrer é acreditar que esta ficando louco associado a vergonha de falar sobre isso com família e amigos. Mas saiba que transtornos dessa natureza são muito mais comuns do que você pensa e você não esta loucx, só esta doente e precisa de ajuda. Isso vai passar. 
A depressão faz com que um banho seja difícil de ser realizado. Se cuidados básicos com a higiene são difíceis de serem realizados, imagine algo mais complexo como cuidar da aparência. 
A mensagem que deixo sobre isso é te mostrar que qualquer um de nós podemos nos encontrar com depressão ao longo da vida e que isso não é o fim. Não se envergonhe ou se sinta derrotado por estar hoje nessa situação. Busque ajude, continue acreditando em si e não desista. Se achar que não tem mais forças, ainda assim tente mais uma vez. Quem lhe pede isso é alguém que viveu dias escuros dentro de um quarto, mas que não desacreditou que ainda havia uma luz que brilhava ao longe e foi atrás dela. 


2 comentários:

  1. São verídicas todas as suas palavras
    É difícil quando pessoas que estão de fora não compreendem o estado real em q a pessoa em questão se encontra e que ao invés de ajudarem, acabam contribuindo para uma piora.
    Por sorte há reversão, muito embora a sensação que tive em determinado momento de minha vida, foi de querer-me mal e pior a cada dia, não querendo sair daquela situação.
    Felizmente Deus coloca pessoas esplendorosas em nossas vidas que nos ajudam, nos aconselham e que fazem de tudo para nos verem bem novamente.
    Bjos
    #UmaHeliofóbica
    http://umaheliofobica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criei o blog na esperança de minimizar essa distância entre o drama vivido pela pessoa com depressão e a sociedade. E acredito sim na reversão embora seja uma luta diária e constante. Obrigada pela visita e parabéns pelo seu blog, é lindo.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.