sexta-feira, 17 de março de 2017

Ter Depressão Não é Frescura


Sabe aquele tipo de coisa que só você só é capaz de entender quando finalmente acontece com você?
Pois é, a uns anos atrás se alguém me perguntasse sobre Depressão eu saberia apenas o que o senso comum ensina. Até diria que é um problema espiritual, carma de outras vidas, má alimentação, castigo divino, enfim, uma infinidade de explicações mirabolantes que explicam tudo menos a verdade sobre um problema tão sério que destrói vidas, famílias inteiras e que a cada ano aumenta seu número de vitimas.
Logo que com depressão fui diagnosticada percebi que enfrentaria além da doença a falta de conhecimento da maioria das pessoas que como eu tinha apenas um conhecimento muito limitado sobre o assunto e assim foi. Mas eu logo quis saber mais sobre o mal que me assolava e estudei muito sobre o assunto e hoje percebo o quanto fui ignorante julgando algo que eu não conhecia. 
Segundo dados  divulgados em 2015 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a Depressão mata mais que o HIV perdendo apenas para os acidentes de transito. Ainda ocupando um lugar tão expressivo no ranking por responsabilidade de mortes de pessoas apenas 28 países em todo o mundo adotam medidas estratégicas de prevenção. Penso que isso mostra que precisamos aprender muito mais sobre a doenças para ajudar os que estão ao nosso lado sofrendo com esse mal e até mesmo nos ajudar. Quanto mais sabermos sobre a doença mais estaremos preparados para enfrenta-la. 
Por se tratar de uma doença mental existe grande dificuldade de aceitação por parte das pessoas depressivas, principalmente pessoas do sexo masculino que ainda carregam em si a depressão como coisa de mulher trazendo consigo a ideia de que a doença seria algo voltado apenas para mulheres. De fato as pessoas mais atingidas são pessoas do sexo feminino, porem homens não estão imunes a ela.
LEIA MAIS...
A doença pode ser caracterizada primeiramente como uma tristeza que vai alem do comum, tristeza recorrente que dura dias, semanas, meses...
Se um individuo se encontra com mais de 5 sintomas é necessário procurar ajuda antes que a situação se torne pior. 


Os principais sintomas da depressão alem da tristeza recorrente é o humor alterado para o desanimo mesmo para situações que antes lhe proporcionava prazer, indiferença e falta de interesse. Outro sintoma persistente são transtornos no sono onde a dorme-se muito e por longas horas ou simplesmente não dorme por longos períodos. Eu procurei ajuda devido a falta de sono, eu não dormia por dois dias seguidos e quando dormia era por poucas horas. Mudança no apetite também é comum, ou come-se demais ou come-se muito pouco ocasionando também alterações no peso para mais ou para menos e em períodos curtos. A falta de concentração e o cansaço também estão presentes entre os sintomas e algo que considero o mais terrível de todos são os pensamentos sobre a morte onde a falta de interesse e prosseguir com a vida acaba totalmente e a única saída possível parece ser a morte. 
Certo dia li uma carta suicida deixada por um homem para sua família e um pequeno trecho explicou bem o que sinto quando estou em crise: "é melhor morrer do que viver com a morte dentro de mim". Essa pessoa se matou por não ter aguentando viver em estado eterno de tristeza de desesperança, a doença lhe atacou de modo que infelizmente não foi possível resistir. De repente os familiares e amigos não conseguiram perceber em que nível de gravida este ser humano se encontrava e não conseguiram ajuda-lo. 
Esse caso o fim foi esse, mas existem milhares de outras pessoas neste momento vivendo algo parecido e espero que para elas seja diferente. Se você esta do lado de alguém assim só posso dizer que sei que não é fácil ouvir alguém se lamentar e dizer coisas terríveis sobre a existência a forma patética de como se vê nela, mas algo é certo se para você é difícil ouvir saiba que para ela é muito mais difícil viver com tudo isso dentro de si. Ajude-a mesmo que for dando um abraçado forte e a deixando falar sobre e suas dores, coloque-se a disposição, demonstre interesse sem achar que tudo aquilo é besteira porque não é. 
A dor de alguém por mais que pareça pequena aos seus olhos, são as dores dela e estão pesadas para ela. Somos diferentes ainda bem e o que parece fácil e simples para você talvez não seja tão fácil e simples assim para outra pessoa. 
Depressão não é frescura mesmo que a mídia e o senso comum tentem banaliza-la. Estar triste nao significa estar com depressão e banalizar algo tão sério só fomenta que tudo continue como esta. 
Depressão não é frescura e estar doente com depressão não faz dela um fraco e sim alguém que esta enfrentando uma doença grave e que mata todos os dias. 
Ter depressão não é frescura. Tenha empatia e ajude. 
Eu nunca pensei que viria um dia ser uma depressiva e hoje aqui estou.
O mundo da voltas. 

Neuza Miranda 


Referências:

Imagens:
Fotografo Christian Hopkins, que vive na Filadélfia e foi diagnosticado com depressão aos 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.