segunda-feira, 29 de maio de 2017

Assim falou Zaratustra - Friedrich Nietzsche ( dica de leitura)

Investi quase um ano do meu tempo nessa leitura da obra mais importante do grande filósofo Friedrich Nietzsche e o que me vem a cabeça é que esse livro nunca pode ser dado como leitura encerrada. Isso porque cada frase que grifei daria por certo uma outra obra e olha que o que mais fiz foi grifar.

O livro é dividido em duas partes e nelas Niet nos traz o personagem Zaratustra que após anos convivendo em uma caverna em meio a natureza resolveu ter com os homens e transmitir a eles seu conhecimento.

O livro pode ser lido em qualquer ordem sem influenciar no resultado final e o que posso concluir é que é um livro difícil de ser compreendido por mais que se goste de filosofia. Não é a toa que o seu subtítulo é Um livro para todos e para ninguém.

Nessa obra ha grandes e bem feitas críticas ao sistema religioso, sátiras usando o antigo e velho testamento e uma linguagem poética que pode complicar um pouco sua compreensão para os que não tem intimidade com esse tipo de leitura.

Um ótimo livro, com o desafio de se ler e compreender o máximo possível. Apesar de ter finalizado a leitura considero este um projeto sempre vivo porque nada me impede de vez ou outra durante a vida me pegar folheando e relendo um capítulo aqui e outro acolá.

De tantas frases impactantes que encontrei nessa leitura escolhi uma que muito me fortaleceu e me incentivou.

"Não jogues fora o herói que há em teu espírito! Mantém sagrada a mais alta esperança -

Assim falou Zaratustra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.