sábado, 12 de agosto de 2017

Autoestima como obter

O que é autoestima afinal?

Existem muitas definições para o termo, mas o correto é estar bem emocionalmente e mentalmente através do valor que damos a nós mesmos. 
A autoestima é aprendida desde a infância e reforçada através de elogios, reconhecimento e carinho. Nos primeiros anos de vida os pais, educadores, a família de modo geral são impactantes no desenvolvimento da autoestima por estarem próximos e interagirem constantemente com a criança. Essa atitude positiva permite que a criança se torne um adulto confiante e independente. 
Tentando ser mais objetiva, autoestima é o autoconceito que temos que nós mesmo somada ao nosso amor próprio e autoconfiança e a forma como nos usamos esses conceitos para nos relacionarmos com o mundo e com nosso eu interior.

Porque algumas pessoas tem baixa autoestima?

Como já citei, o desenvolvimento da autoestima inicia-se na infância e essa afirmação é reforçada por estudos que evidenciam que realmente essa afirmação e verdadeira. Destaca-se os seguintes itens nessa construção:

A forma como a criança se percebe amada e valorizada;
A maneira como ela é ensina a reagir frente a fracassos;
As exigências colocadas sobre si mesmo 
A sua visão diante de elogias, críticas e sua reação diante delas.

Fatores que certamente influenciam na baixa autoestima são criticas negativas, abandono, rejeição, situações de desvalorização e perdas.

Sintomas da baixa autoestima

Falta de confiança em si mesmo;
Ansiedade
Insegurança e medo na tomada de decisões
Medo de enfrentar novos desafios;
Permanência em relacionamentos abusivos;
Não saber dizer não;
Achar que não é merecedor de coisas boas e melhores.

Melhorando a autoestima

Esse processo não é fácil nem rápido, porem vale muito a pena trabalhar em algo que promovera mudanças tão importantes e significativas em sua vida.
O primeiro passo é investir em auto conhecimento se aceitando como é e valorizando suas qualidades. Se for necessário liste cada uma delas por menor que lhe pareçam ser. Não espere que outras pessoas decidam por você, ainda que não tenha certeza do que fazer ocupe-se em tomar suas próprias decisões. Afinal é errando que aprendemos a construir nosso próprio caminho.
Ajuda de um psicologo pode ser fundamental nesse processo. Se buscar os serviços de um ele contribuirá para que você consiga superar a baixa autoestima através da terapia e os resultados podem ser mais rápidos do que enfrentar esse caminho sozinho.

Se não conseguimos nos amar, nos valorizar e enxergar o que ha de melhor em nós mesmos, como poderemos esperar que as outras pessoas nos valorizem e vejam o nosso valor?

Sucesso em sua jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...