quarta-feira, 21 de março de 2018

O Que É Depressão

Existem muitas dúvidas sobre o que é Depressão, porém desde o século IV a.C já haviam relatos que a descreviam e que seguiram durante toda a idade média, período em que a doença foi vista como resultado de comportamentos pecaminosos.


Os efeitos negativos desse julgamento pautado apenas em religiosidade se estende até hoje pois muitos ainda acreditam que a Depressão é na realidade falta de fé, castigo distanciamento
doscaminhos de um deus ou agir de demônios que ao se apossar da alma do doente lhe causa sofrimento.

Essas explicações causam prejuizos para o que necessitam de tratamentos adequados contra a doença pois há resistencia dentro da rede de amigos e até mesmo da própria familia que por não entender o que esta acontecendo tornam-se incapazes de contribuir para a melhora do quadro.

Durante séculos a depressão foi considerada castigo, falta de fé, agir de demônios, preguiça, apatia e tantas outras explicações que fugiam da realidade vivida pelos doentes e somente a partir do século XIX aconteceram eventos e avanços na área da Psiquiatria que permitiram melhorias significativas no tratamentos dessas pessoas.

E você sabe o que é Depressão?


Muitas pessoas convivem com a doença ou com pessoas que estão depressivas e ainda assim não sabem o que é depressão e como ela age.

A ciência explica que vários fatores podem ser apontados como causa da Depressão e eles podem agir sozinhos ou em associação em um mesmo caso.

Uma das causas da Depressão podem ser eventos traumáticos como por exemplo a perda de uma pessoa querida, perda de emprego, violência sofrida ou algo nesse sentido, porem incrivelmente nem sempre os fatores negativos são os causadores.

Eventos muito importantes ou impactantes como casamento, nascimento de filho, mudança de país ou algo não necessariamente ruim também podem desencadear eventos depressivos. Incrivel não é mesmo?

Importante dizer que isso não é uma regra, pois algumas pessoas tem a vida marcada por violências e perdas e ainda assim não serão depressivas em nenhum momento de sua jornada.


Outro fator que explica as causas da Depressão é bioquimico, ou seja, ocorrem desfunções e desequilibrios nos neurotransmissores responsaveis pela regulação do cerebro e isso causa impactos em todos os aspectos da vida de uma pessoa.

Uma outra explicação é a genética, pois filhos de pais depressivos tem maiores chances de desenvolver a doença e algumas pesquisas apontam que no caso de irmãos gemeos é provavel que se um deles tiver a doença o outro também a apresentará.

Ainda ha muito o que aprender e desvendar sobre essa doença, mas algumas considerações importantes podem ser feitas:
  • A Depressão atinge em maior número as mulheres e isso por diversos psicologicos, sociais e emocionais e isso sem contar com os fatores químicos que estão atrelados.
  • Embora os homens apresentem menores números quanto a doença, a chance deles cometerem suicidio é 4 vezes maior do que no caso das mulhres e uma das caracteristicas da doença nesses individuos é a agressividade e irritação que podem dar vasão ao uso de drogas.
  • Por fim fica muito claro que a Depressão é uma doença causada por multiplos fatores e nenhum deles esta relacionado com crenças e religiões e apontar para esse tipo de explicação além de ser cruel, pode ainda causar uma piora no quadro dependendo de como a pessoa encara a vida religiosa.
Acredito que o fato de tantas pessoas sentirem a necessidade de questionar sobre esse assunto e outras tantas estarem buscando mais informações sobre o que é Depressão é importante para desmistificação da doença e significa uma porta para que deixe de ser um tabu e possa ser debatida e tratada como o que realmente é - uma doença séria que leva milhares de pessoas todos os anos a morte.

Um comentário:

  1. Yes, I totally get it, my mom is one if the depression patient, she's still under medication - those depression patients can handle stress very well.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Deixe seu comentário.